
Cerca de 100 estudantes do ensino fundamental da escola Vital Brasil no povoado do Setor Agrícola participaram na terça-feira, 09 de um debate sobre a criação do Estado do Maranhão do Sul.
O encontro foi promovido pelos professores da escola que faz parte da rede municipal de ensino de Governador Edison Lobão.
Segundo a professora Walkiquiria Lima o debate faz parte de um projeto idealizado pelos professores para levar informações sobre a divisão do Maranhão tanto aos alunos quanto para a comunidade.
Durante o debate o presidente do Comitê Central pró-criação do Estado do Maranhão do Sul Fernando Antes elogiou a iniciativa dos professores e agradeceu a presença dos pais de alunos e lideranças da comunidade que também participaram do encontro.
Ao ministrar uma palestra sobre a viabilidade do Maranhão do Sul, Jerfeson Alves destacou que com a criação do novo estado as ações de governo chegarão mais facilmente às comunidades do interior, numa referência aos benefícios que o Setor Agrícola terá com a divisão do Maranhão.
Depois da palestra Fernando Antunes respondeu a uma grande quantidade de perguntas formuladas pelos estudantes, grande maioria pré adolescentes.
Fernando Antunes e Jerfeson Alves se emocionaram ao assistirem uma apresentação dos estudantes que com entusiasmo cantaram o jingle (música) de divulgação do o Maranhão do Sul.
-“O que assistimos hoje aqui nos fortalece. Dar-nos certeza de que essa luta não é vão e que os membros do Comitê Central não estão sós, temos o apoio dos estudantes, professores e da sociedade civil organizada” – disse Fernando Antunes.
A vice-diretora da escola Vital Brasil Ivonete Sousa disse que a escola vai continuar debatendo o Maranhão do Sul até o dia 19 quando acontece culminância, a conclusão do projeto.
A professora Walkiquira Lima disse que há um grupo de pessoas na comunidade interessado em fazer parte do Comitê pró-Maranhão do Sul do povoado do Setor Agrícola, o assunto será discutido pelo Comitê Central nos próximos dias. Fernando Antunes adiantou que vai articular a criação do comitê naquela comunidade.