15 de setembro de 2010

24 anos depois acusado da morte do padre Josimo é condenado em Imperatriz


Terminou agora a pouco o julgamento do fazendeiro Osvaldino Teodoro da Silva, (foto)acusado de ser um dos mandantes do assassinato do padre Josimo Tavares.

O fazendeiro Osvaldino havia sido julgado em março de 2004 e absolvido, mas a absolvição foi cancelada pelo Tribunal de Justiça do Maranhão. No novo julgamento ele voltou a negar participação no crime.

Osvaldino e mais oito pessoas foram acusadas de contratar o pistoleiro Geraldo Rodrigues da Costa para matar o padre.

Josimo Tavares foi morto no dia 10 de maio de 1986 quando chegava em uma reunião da Comissão Pastoral da Terra. Na época, o crime ganhou repercussão internacional, e 24 anos depois a igreja e vários organismos ainda lutam por justiça. O padre é considerado um dos mártires da luta pela reforma agrária, uma luta muito parecida com a luta de Chico Mendes,no Acre e de irmã Doroth Stang, no Pará.

O assassino do padre Josimo Tavares foi condenado em 1988, mas fugiu da prisão e nunca mais foi visto. Dos mandantes do crime, 4 foram condenados, um morreu antes de ser levado ao banco dos réus, e 2 ainda estão em liberdade.

Para o Ministério Público, Osvaldino foi quem planejou o crime e ajudou a pagar o pistoleiro, tese sustentada durante todo julgamento desta quarta-feira,15.

Os argumentos da defesa de que não haviam provas contra o fazendeiros não foram suficientes para convencer os jurados.

O julgamento que durou 10 horas foi acompanhado por lideres sindicais, religiosos e entidades de defesa dos direitos humanos. Durante todo tempo Osvaldino ficou de cabeça baixa e levantou-se apenas para ouvir a setença: Ele foi condenado a 16 anos e 06 meses de prisão a serem cumpridos na penitenciária de pedrinhas em São Luis, mas vai recorrer da setença em liberdade.
Comentários
0 Comentários