4 de fevereiro de 2008

Dom Gilberto divulga nota sobre estado de saúde de Dom Affonso

O bispo de Imperatriz, Dom Gilberto Pastana divulgou, nesta segunda-feira, 04 nota sobre o estado de saúde do bispo emérito, Dom Afonso Felipe Grégory que está em tratamento no rio grande do sul
Segundo a nota, Dom Afonso foi internado depois que médicos detectaram que seu sistema imunológico estava bastante alterado, devido ao elevado número de plaquetas no seu sangue, um tipo de desarmonia entre os glóbulos brancos e vermelho.

Como estava bastante debilitado e os medicamentos convencionais não conseguiam mais alterar o seu quadro de saúde, ele foi submetido a quatro seções de quimioterapia num espaço de quatro dias.
O quadro de saúde de Dom Afonso é estável e ele continua sob atenção médica e deve ser submetido a novas seções de quimioterapia durante esta semana.
Na nota, Dom Gilberto pede aos católicos que rezem pela saúde de Dom Afonso.


ABAIXO A ÍNTEGRA DA NOTA

NOTA SOBRE O ESTADO DE SAÚDE DE
DOM AFFONSO FELIPPE GREGORY
Bispo Emérito da Diocese de Imperatriz

Cremos ser do conhecimento de todos que Dom Affonso se encontra no Rio Grande do Sul onde foi passar alguns dias com a sua família. Logo nos primeiros dias de sua estada sentiu-se mal, muita fraqueza, anemia profunda e uma febre intermitente.
Como estava em Porto Alegre, no apartamento de sua irmã Lori Gregory, foi internado na emergência de um Hospital nas proximidades, quando foi detectado que seu sistema imunológico estava bastante alterado, devido ao elevado número de plaquetas em seu sangue (uma desarmonia entre os glóbulos brancos e vermelhos).
Como estava bastante debilitado e os medicamentos convencionais não conseguiam mais alterar o seu quadro atual de saúde, foi submetido a quatro seções de quimioterapia num espaço de quatro dias.
Dom Affonso surpreendeu os médicos ao resistir esta intervenção de emergência, não apresentando as reações colaterais previstas (hemorragias, vômitos, etc.). Não se contendo em permanecer internado no hospital, pediu aos médicos a permissão de ficar no apartamento de sua irmã Lori, sob os cuidados dela. Lori Gregory é nutricionista e têm experiências no trabalho junto aos hospitais de Porto Alegre.
Como as aplicações quimioterápicas fizeram reduzir a desarmonia entre os glóbulos brancos e vermelhos, os médicos permitiram, depois de muita insistência de Dom Affonso, que ele fosse visitar a chácara de sua família, situada na cidade de Estrêla. Depois de uma semana teve que voltar a Porto Alegre, onde os médicos diagnosticaram que tudo voltara e que ele deveria ser submetido a novas intervenções quimioterápicas, prevista para esta semana.
Dom Affonso tem consciência do seu estado de saúde, como ele mesmo diz: “desta luta interior que se trava no seu sangue”, mas, acha-se bastante otimista e confiante na sua recuperação.
Com muito pesar transmitiu-nos a notícia que não poderia voltar para Imperatriz no dia que ele tinha previsto (final do mês de janeiro) e, adiava a sua volta para um futuro breve. Conforta-nos saber que ele está junto aos seus familiares: irmãos, irmãs, sobrinhos, etc., e que têm por ele um carinho muito grande.
Prontificamo-nos em irmos ao seu encontro para acompanhá-lo nesse momento, mas Dom Affonso reagiu dizendo que ainda não era o momento.

Estas são as informações que temos até hoje, dia três de janeiro de dois mil e oito.

Recomendamos ao Povo de Deus na nossa Diocese, seus amigos, que rezem para que Dom Affonso possa superar este momento e, em breve, desfrutarmos de sua companhia, neste nosso rincão, que ele quer tanto bem.

Dom Gilberto Pastana Pe. Felinto Elísio
Bispo de Imperatriz Vigário Geral
Comentários
0 Comentários