
O governador Jackson Lago instala amanhã (09) em Imperatriz a Secretaria de Estado Extraordinária de Desenvolvimento do Sul do Maranhão (Seedesma), que terá como titular Fernando Antunes. Ele chega ao município às 7h30 e antes da instalação da secretaria vistoria as obras de construção da ponte sobre o rio Tocantins. No mesmo dia, o governador visita ainda os municípios de Açailândia e João Lisboa.
"É com muita satisfação que estaremos nesta sexta-feira na região tocantina, onde instalaremos a secretaria para o desenvolvimento do Sul do Maranhão que será voltada para a macroeconomia da região, uma das mais importantes do nosso estado. Também vamos aproveitar a visita para, mais uma vez, nos reunirmos com lideranças locais para, juntos, discutirmos os problemas da região e definirmos ações que atendam aos anseios da população", disse Jackson Lago.
O secretário Fernando Antunes informou que do encontro com o povo do Sul do Maranhão o governador vai trazer uma série de demandas indicadas pela secretaria. A Secretaria Extraordinária do Desenvolvimento do Sul do Maranhão foi criada na última reforma administrativa, no final do ano passado, e pela primeira vez, a região tem uma secretaria de estado como o objetivo de fomentar seu crescimento econômico e social. A pasta tem a função de articular, promover, coordenar e avaliar a execução de políticas públicas voltadas para a região.
Além de instalar a nova secretaria, o governador vai aproveitar a ida a Imperatriz para vistoriar a obra de construção da ponte sobre o rio Tocantins. Ela vai ligar Imperatriz à cidade de São Miguel, no estado do Tocantins, e terá três faixas de tráfego (de 3 metros e 30 centímetros cada), além de passeios laterais de 2 metros e meio para pedestres e bicicletas.
A obra beneficiará, diretamente, as populações de Imperatriz e os municípios tocantinenses próximos ao Maranhão. A ponte é esperada há anos pela sociedade imperatrizense e, principalmente, por aqueles que necessitam de deslocamento para o Tocantins ou vice-versa. Além disso, ela servirá de canal para escoamento da produção e fomentação das atividades empresariais.
Orçada em cerca de R$ 100 milhões, a ponte sobre o rio Tocantins, também chamada de Ponte da Amizade, garantirá uma redução dos custos de transporte para pedestre e cargas entre Imperatriz e as cidades vizinhas do Tocantins. Permitirá também maior segurança ao usuário que depende da travessia para suas atividades e movimentará a economia, nas regiões Sul do Maranhão e Norte do Tocantins.
Açailândia e João Lisboa - Em Açailândia, o governador será recebido pelo prefeito Ildemar Gonçalves. Ele visitará o Hospital Municipal e lideranças do município. Em seguida, vai a João Lisboa, onde tem encontro marcado com o prefeito Emiliano Menezes. No retorno a Imperatriz, conversará com o ex-prefeito do município, Jomar Fernandes, e os deputados Sebastião Madeira (PSDB), Davi Alves Silva Júnior (PDT) e João Batista (PP), além de outras lideranças.
Fonte: Assimp