Assessorado pelo radialista Josafá Ramalho secretário executivo da Pastoral Regional de Comunicação, o encontro foi uma oportunidade para que os tímidos desafiassem o medo de falar em público.
“As vezes é preciso tomar um choque”, brincou Josafá Ramalho que logo na primeira parte do encontro colocou cada participante diante de uma câmera de TV e com um microfone na mão para falar durante dois minutos sobre um determinado tema, o material gravado foi depois analisado por todos, “Com o vídeo é possível trabalhar as deficiências de cada pessoa, como a postura de voz e de corpo, por exemplo. É bom para o assessor e para o participante que saberá exatamente do que falamos”, disse Ramalho.
No treinamento sobre rádio, os líderes da Pastoral da Criança trabalharam a redação de notícia e entrevistas.
A coordenadora diocesana da Pastoral da Criança Gildete Lima, disse que a partir de agora os líderes que já trabalham no atendimento de famílias carentes, vão ajudar também fazendo repercutir nos meios de comunicação as informações da pastoral.
Ao destacar a necessidade de uma capacitação continuada, Gildete anunciou que a Pastoral da Criança pretende realizar outras etapas da oficina de rádio.
Nos dias 09, 10, e 11 Josafá Ramalho vai assessorar uma oficina de rádio e um treinamento de oratória em Pastos Bons, o trabalho faz parte das deliberações da pastoral Regional de Comunicação que quer articular a Pascom em cada uma das dioceses e paróquias do Maranhão.