24 de agosto de 2007

Comitês locais iniciam trabalho para realização do Plebiscito

Começaram a ser montados os Comitês locais para realização do Plebiscito pela nulidade do leilão da Companhia Vale do Rio Doce. Todo brasileiro, apresentando documento de identidade, pode votar entre os dias 1º e 7 de setembro - em alguns lugares, como nas Igrejas, a coleta de votos irá até o final de semana de 9 de setembro, conforme solicitações recebidas pelo Comitê nacional.
Qualquer pessoa pode montar um Comitê local para o Plebiscito Popular. O Comitê nacional apóia todas as iniciativas, pois, além de serem simples de montar, os Comitês locais ajudam a gerar debates e organizar a população. Bairros, sindicatos, condomínios, lugares de grande circulação de pessoas são os espaços sugeridos pelo Comitê nacional a serem utilizados.

O trabalho de formação e de debate em cada comunidade pode começar com discussões sobre as quatro perguntas do plebiscito e com a ajuda dos materiais da campanha. Em algumas regiões brasileiras, as cédulas de votação trarão as seguintes perguntas: "Em 1997, a Companhia Vale do Rio Doce - patrimônio construído pelo povo brasileiro - foi fraudulentamente privatizada, ação que o governo e o poder judiciário podem anular. A Vale deve continuar nas mãos do capital privado?"

E ainda: "O Governo deve continuar priorizando o pagamento dos juros da dívida externa e interna, em vez de investir na melhoria das condições de vida e trabalho do povo brasileiro?"; "Você concorda que a energia elétrica continue sendo explorada pelo capital privado, com o povo pagando até 8 vezes mais que as grandes empresas?"; "Você concorda com uma reforma da previdência que retire direitos dos trabalhadores/as?"

Alguns lugares apresentarão cédulas apenas com a pergunta referente à nulidade do leilão da Vale. Cada local está livre, conforme decisão dos Comitês estaduais, para incluir uma quinta. Em Sergipe, por exemplo, ela será: Você concorda com a transposição das águas do Rio São Francisco?

Os Comitês locais ficarão responsáveis pelas urnas, que podem ser montadas em qualquer local, inclusive serem móveis, e pelo contato com o Comitê estadual para fornecer o material de votação e para acertar como passar o resultado do plebiscito, no dia 10 de setembro.

O calendário do plebiscito é o seguinte: a apuração dos votos nos municípios deverá ser finalizada, impreterivelmente, até o dia 12 de setembro; o envio dos dados do município para o estado deverá ser até o dia 15 de setembro; o envio dos dados do estado para a centralização nacional deverá ser feito até o dia 17 de setembro e a finalização da apuração nacional deverá acontecer até o dia 20 de setembro.

Os contatos dos Comitês Estaduais podem ser encontrados na página da Campanha "A Vale é nossa": http://www.avaleenossa.org.br/comite.asp
Fonte: Adital
Comentários
0 Comentários