26 de setembro de 2007

Mulheres fazem vigília contra feminícidio em Pernambuco




Em meio à crescente onda de violência contra a mulher no Estado de Pernambuco (Nordeste do Brasil), a cada última terça-feira do mês, o Fórum de Mulheres de Pernambuco realiza uma vigília para reivindicar a reversão dessa situação. O ato, que acontece desde janeiro do ano passado, está programado para às 16h de hoje (25), na Praça da Independência, centro de Recife.
Tanta mobilização tem razão de ser. Pernambuco é considerado um dos estados mais violentos do Brasil. De janeiro a setembro, 216 mulheres foram mortas no estado. E o ano ainda não terminou. Só neste fim de semana, 7 mulheres foram assassinadas. Quanto à vigilância, Pernambuco foi o pioneiro no Brasil, repercutindo para os demais estados do país.

"O ato é uma forma de protesto, uma forma de indignação frente ao número (de assassinatos femininos) que cresce no estado", afirmou a Coordenadora Colegiada do Fórum de Mulheres de Pernambuco, Joana Santos. Ela ainda constata que o número corresponde a uma morte por dia.

Esses dados chamaram a atenção do Fórum para reivindicar a criação de uma Secretaria Estadual das Mulheres, assim como do Juizado Especial, criado pelo Tribunal de Justiça. Ambos mantêm parceria com o movimento e em conjunto com a Secretaria, devem elaborar um planejamento de combate à violência.

Segundo Joana, as vigílias são feitas independentes de qualquer ação governamental. "Todos os meses realizamos o ato. Muita gente já conhece, então já vai independente de convite". A coordenadora afirma, ainda, que sempre contam com a ajuda da imprensa para propor debates e divulgar as notícias relacionadas à violência, ajudando, assim, a disseminar a grave situação em que se encontra o estado, em termos de violência.

Fonte: Adital
Comentários
0 Comentários