2 de dezembro de 2007

Indios ameaçam atear fogo em torres e Governo do Estado quer pressa na conclusão da 280



Índios Krikati no município de Montes Altos ameaçaram atear fogo e derrubar torres da Cemar e da Eletronorte caso as obras de pavimentação asfáltica da MA 280, estrada liga Montes Altos a Sítio Novo não sejam retomadas imediatamente.
A ameaça foi feita na manhã deste sábado, 01, durante reunião realizada na aldeia com a presença de engenheiros responsáveis pelo serviço e do secretário de Des4envolvimento do Sul do Maranhão Fernando Antunes.
O conselho do povo Krikati, formado pelos índios mais velhos da tribo questiona a decisão do Ibama que decidiu embargar a obra, porque segundo o órgão falta a licença para o desmatamento das margens da rodovia.
O vereador de Montes Altos e membro da tribo, Davi Krikati também criticou a posição do Ibama. Segundo ele não há ações de desmatamento e o embargo vai manter os índios no isolamento.
Davi alertou que o inverno pode complicar a situação e pediu o apoio do Governo do Estado para o que serviço seja feito nos 18 km que ligam a Aldeia São José a Montes Altos, “ Se isso não acontecer o nosso povo com as mesmas dificuldades para ir a cidade”, disse ele.
Acompanhado dos engenheiros responsáveis pela obra Fernando Antunes, iniciou ainda na aldeia a discussão de um acordo que permita a continuação dos serviços.
-“O asfaltamento desta estrada é uma prioridade para o governador Jackson Lago e faremos o que tiver de ser feito para que o trabalho tenha continuidade o mais rápido possível em toda extensão da MA 280”- garantiu Antunes, acrescentando que providencias também será tomadas esta semana para que enquanto se julgue as ações de embargo a Ducol, empresa responsável pela obra trabalhe no trecho dos 18 KM entre a aldeia e Montes Altos.
Ainda no fim de semana por determinação do secretário do Sul do Maranhão a assessoria dele trabalhou na elaboração de documentos que serão entregues aos órgãos de competentes já nesta segunda – feira, 03.
No teor dos documentos Fernando Antunes destaca a importância da MA 280 para o desenvolvimento da região e de forma mais direta aos municípios de Montes Altos e Sitio Novo e pede a compreensão de todos para a situação dos índios.
-“Ao darmos continuidade a obra estaremos evitando conflitos envolvendo o povo Krikati e realizando um sonho historicamente desejado pelo povo do sul do estado”-, conclui Antunes
Comentários
0 Comentários