17 de dezembro de 2007

Lançado o selo do Maranhão do Sul



Por Josafá Ramalho

O Ministério das Comunicações, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e o Comitê Central pró-criação do Estado do Maranhão do Sul lançaram sábado, 15, no Schalom Haras Clube, o selo personalizado “Pró-criação do Estado do Maranhão do Sul”, que coloca em evidência a luta de uma região pela emancipação.

O Ministério das Comunicações e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos lançam selos personalizados com o objetivo de homenagear e divulgar os vultos históricos, as instituições, datas comemorativas e importantes projetos sociais, registrando assim a importância dos movimentos que ajudam a construir a história do nosso país.

O gerente operacional dos Correios da Região Tocantina, Sérgio Smith disse que o lançamento do selo postal torna possível que a história da criação deste novo Estado seja contada de maneira honrosa e detalhada por meio do poder perpetuador da filatelia, que é a arte de colecionar e pesquisar os selos emitidos pelos Correios.

O selo do Maranhão do Sul circulará no Brasil e no exterior, propagando, por meio de sua imagem e legenda o propósito de emancipação que originou sua criação.

O selo tem o fundo azul e destaca o mapa da nova Unidade Federativa e o Comitê Pró-Criação do Estado do Maranhão do Sul instituição que fomenta a luta pela criação do novo Estado.

Em seu trabalho de criação, o repórter fotográfico, José Vasconcelos utilizou arte do designe gráfico, para composição da imagem do selo personalizado “Pró-criação do Estado do Maranhão do Sul”.

O presidente do Comitê Central, Fernando Antunes, anunciou que cópias dos selos obliterados no sábado serão enviadas ao museu dos Correios no Rio de Janeiro, e também ficarão no arquivo do Comitê Central pró-criação do Estado do Maranhão do Sul.

Para a solenidade de obliteração foram convidadas lideranças de muitas entidades da sociedade civil, fizeram à obliteração do selo o presidente do Comitê Central Pró-criação do Estado do Maranhão do Sul Fernando Antunes, o deputado federal Sebastião Madeira PSDB – MA autor do projeto que tramita na Câmara dos Deputados, o bispo de Imperatriz Dom Gilberto Pastana, o ex-prefeito de Imperatriz Jomar Fernandes, o grão mestre adjunto da grande loja do Estado do Maranhão João Dantas, o presidente do Sindicato Rural de Imperatriz Karlo Marques, o presidente da Associação de Moradores do Bairro do Bacuri Ari Santos, o vice-presidente da Associação de Imprensa da Região Tocantina Ozias Pânfilo e o repórter fotográfico José Vasconcelos criador do selo.
Na reunião ordinária do Comitê Central realizada na noite desta segunda-feira, 17, outros membros do comitê também obliteraram o selo.
A partir de agora o Comitê Central fará uma campanha para incentivar o povo dos 49 municípios a usar o selo no envio de cartas, como forma de divulgar o projeto de criação do novo Estado.
Comentários
0 Comentários