27 de março de 2008

Instituições reafirmam apoio ao Comitê Central

Por Josafá Ramalho
Diversas instituições reafirmaram na noite de quarta-feira, 26 o compromisso de se manterem unidas ao Comitê Central pró-criação do Estado do Maranhão do Sul, na luta pela criação do novo estado.
Depois de uma exposição feita por Jerfeson Alves sobre a atual conjuntura política e os caminhos que devem ser percorridos pelo projeto até que o novo estado seja criado, muitas lideranças manifestaram preocupação para com a falta de apoio ao projeto e destacaram que o Comitê Central deve permanecer firme, como forma de mobilização tanto da sociedade civil organizada, quanto da classe política.
O presidente da Associação Comercial, Gilson Kit disse que a entidade prepara um calendário de ações onde o Maranhão do Sul será prioridade.
Alunos de administração do curso da Unisulma anunciaram que realizarão um seminário na universidade, e convidaram o Comitê Central para as exposições.
Representantes de instituições que até então não haviam participado de encontros promovidos pelo Comitê Central, saíram da reunião motivados.
O pastor da Igreja Adventista do Sétimo Dia Renato Seixas, também esteve presente. Ainda há pouco na cidade ele disse que deseja “se inteirar mais da proposta do Maranhão do Sul e quer somar forças”.
O médico Irisnaldo Félix, elogiou o trabalho do Comitê Central e disse que a Associação Médica também está articulada para contribuir.
A maçonaria sempre esteve presente nas ações em defesa do novo estado, mas o encontro de quarta-feira foi novidade para muitos maçons que pela primeira vez acompanharam de perto um debate sobre o assunto.
Os convidados do Comitê Central, entre eles, líderes de associações de bairros, sindicatos, estudantes, Associação Médica, Diocese de Imperatriz e Cáritas Regional, além de outros, ouviram do presidente Fernando Antunes que a Proposta de Emenda a Constituição – PEC, de iniciativa do deputado Gonzaga Patriota pode ser um caminho mais curto para a criação do Maranhão do Sul.
Antunes explicou que se a proposta for aprovada vai permitir que o plebiscito seja realizado apenas nos 49 municípios incluídos no projeto.
Várias lideranças se dispuseram a integrar a comitiva de Fernando Antunes no encontro que ele terá com Gonzaga Patriota, em Brasília. A data para o encontro ainda será definida.
Comentários
0 Comentários