20 de março de 2008

Semana Santa: Igreja pede testemunho de vida aos fiéis

Por Josafá Ramalho

O pároco da catedral de Fátima, Ivanildo Oliveira disse ontem, 19 que a igreja espera de cada fiel um testemunho de vida e que ninguém abra mão da oportunidade de viver o tríduo pascal.

Padre Ivanildo disse que os momentos fortes da Semana Santa devem ser vividos em profunda reflexão, para que se perceba o real significado do sacrifício de Cristo para a humanidade.

Ele fez um apelo para que os fiéis participem ativamente em suas paróquias e comunidades das celebrações da Semana Santa, e informou que hoje 19 às 09hs00 da manhã os 26 padres da diocese se reúnem na catedral de Fátima para a Missa dos Santos Óleos. A celebração será presidida por Dom Gilberto Pastana.

Ainda segundo ele, a programação dos dias “grandes” na catedral se estende até o domingo.

Na programação da igreja para esses dias estão à missa do lava-pés e Santa Ceia, que na catedral acontece hoje às 19Hs00, e após a missa adoração ao Senhor.

Na amanhá, 21, os fiéis da catedral de Fátima se reúnem às 06Hs00 para a via-sacra rezada, as 14Hs00 haverá uma outra via – sacra desta vez, dentro da igreja e às 15Hs00 momento de adoração ao Senhor.

No sábado, 22, às 10Hs00 da noite será celebrada a Vigília Pascal. A missa da ressurreição é o momento mais importante para os católicos.

No domingo a programação será normal em cada uma das paróquias e comunidades, o rito das celebrações destacará a ressurreição de Cristo.

Com exceção da Missa dos Santos Óleos, as demais celebrações da quinta e sexta-feira, acontecerão em todas as paróquias, em algumas, o horário é diferenciado da catedral.
Comentários
0 Comentários