29 de maio de 2008

Migrantes são demitidos por reivindicar melhores condições de trabalho

Fonte Adital -
Dezessete assalariados rurais foram demitidos pela Usaciga - Açucar, Álcool e Energia Elétrica S/A, localizada no município de Cidade Gaúcha (região noroeste do Paraná). Segundo os trabalhadores, que são oriundos do Piauí e residiam no município de Tapira (também na região noroeste), a demissão foi uma retaliação da direção da empresa às reivindicações apresentadas por eles no último dia 22.
Desde início da atual safra os assalariados rurais têm reclamado do baixo preço pago pelo metro da cana cortada. No último dia 22/05/08 (dia da demissão), o preço pago pela USACIGA foi de apenas R$ 0,08 centavos o metro de cana cortado (o que resultou em uma diária de apenas R$ 8,00). Agentes da CPT que estiveram na região puderam constatar que após a demissão a Usina passou a intimidar os migrantes que estavam alojados em casas no município de Tapira.

Durante estes seis dias a empresa se recusou a informar se arcaria com as despesas e quando seria o retorno dos trabalhadores ao Piauí. Os assalariados também reclamaram que a Usina não honrou os acordos estabelecidos no momento do aliciamento. Diferentemente do prometido, foram os próprios trabalhadores os responsáveis por arcar com as despesas de aluguel, água, luz e alimentação.

No momento, da rescisão de contrato realizada ontem (28) no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, em Cidade Gaúcha, a Usina se negou a acertar as despesas pagas pelos migrantes.

Fonte: Comissão Pastoral da Terra do Paraná
Comentários
0 Comentários