1 de setembro de 2008

Leigos do Maranhão se reúnem em Santa Inês



Na foto- Leigos com Dom Gilberto: Estudo e eleição na 18ª Assembléia


Por Josafá Ramalho

Leigos de todo o Maranhão se reuniram no fim de semana em Santa Inês durante a 18ª Assembléia Regional.
O encontro foi aberto na noite de sexta-feira, 29 e terminou na tarde de domingo, 01 com a presença de Dom Gilberto Pastana, escolhido pela CNBB para acompanhar os leigos do Maranhão.
Durante a Assembléia, os leigos fizeram um estudo do Documento de Aparecida, elaborado e publicado quando a visita do Papa Bento XVI ao Brasil.
A assessora do encontro Elizangela Silva, da diocese de Imperatriz disse durante o estudo, que o documento faz muita referencia a Nossa Senhora e está divido em 03 partes, uma delas sobre “a vida de nossos povos hoje”, a segunda, sobre a vida de Jesus Cristo nos discípulos missionários, e a terceira sobre “a vida de Cristo em nossos povos”, dando destaque a família e a cultura.
O estudo foi realizado em grupo e os leigos tiveram a oportunidade de expor suas impressões sobre a riqueza do documento.
Além do estudo, outro objetivo da Assembléia foi a eleição de uma nova presidência. Até então o Conselho Regional dos Leigos era presidido pela professora Maria Neres, da Diocese de Imperatriz.
Uma prévia das eleições realizada da votação secreta, já apontava que a maioria dos representantes das dioceses queria Conceição Formiga, da diocese de Imperatriz, como nova presidente. As intenções de votos se confirmaram durante a apuração. Conceição Formiga é a nova presidente do Conselho Regional de Leigos.
Neres exerceu dois mandatos consecutivos, e conforme o estatuto não pode mais disputar a eleição, “Cumpri minha missão e fico feliz que estejamos todos juntos aqui para eleger nova diretoria”, disse Maria Neres, acrescentando que apenas deixa a presidência e que não se afastará o Conselho de Leigos.
Dom Gilberto Pastana pediu o encorajamento dos representantes diocesanos para que em suas respectivas comunidades atuem na formação de novas lideranças.
A nova diretoria assumiu o cargo no fim de semana, e começa a pensar estratégias que promovam a articulação do Conselho de Leigo em cada diocese.
Comentários
0 Comentários