3 de junho de 2010

Católicos celebam hoje a solenidade de Corpus Christi




A Diocese de Imperatriz realiza, hoje, 03, a solenidade de Corpus Christi. Durante o dia, haverá momento se adoração na catedral de Fátima. Cada grupo, movimento e pastoral terá seu espaço para reflexão.
O ponto alto da solenidade coordenada diretamente pelo bispo de Imperatriz, dom Giberto Pastana(foto), será a concentração na praça de Fátima, de onde às 05hs da tarde os fiéis sairão em procissão.
-“ Pedimos aos fiéis para que cheguem cedo a praça de Fátima.”- pediu dom Gilberto.
Durante a caminhada, acontecerão paradas estratégicas na Camunidade Sagrada Familia- Casf, Igreja de Santa Tereza d` Ávila, na prefeitura e na entrada do estádio Frei Epifanio d`Abadia. Nesses locais, dom Gilberto vai dirigir uma benção especial. Na prefeitura ele vai interceder pelos poderes constituidos. Após a chegada ao estádio começa a missa de Corpus Christi que será presidida pelo bispo e concelebrada pelos padres das 11 paróquia da cidade.
A diocese espera pelo menos 08 mil pessoas na celebração. Para isso foi montado um esquema especial que cuidou de detalhes que vão desde o som a ser usado na praça de Fátima, local da concentração dos fiéis, até a segurança da multidão no Frei Epifanio.
Equipes de comunicação, liturgia, infraestrutura, e ornamentação trabalham a pelos dois meses preparando o grande encontro desta quinta-feira.
Este ano, um grande tapete substituirá o pó de cerragem usado para ornamentar as ruas.

Entenda Melhor:
A celebração de Corpus Christi (Corpo de Cristo) surgiu na Idade Média e consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. Quarenta dias depois do Domingo de Páscoa é a quinta-feira da Ascensão do Senhor. Dez dias depois temos o Domingo de Pentecostes. O domingo seguinte é o da Santíssima Trindade, e na quinta-feira é a celebração do Corpus Christi.
É uma das mais tradicionais festas do Brasil e é comemorado no país desde a chegada dos portugueses.
A tradição de fazer o tapete com folhas e flores vem dos imigrantes açorianos. Essa tradição praticamente desapareceu em Portugal continental, onde teve origem, mas foi mantida nos Açores e nos lugares onde chegaram seus imigrantes, como por exemplo Florianópolis- SC
Em todo o Brasil esta festa adquiriu contornos do barroco português. Corpus Christi é celebrado desde a época colonial com uma profusão de cores, música expressões de grandeza.
Comentários
1 Comentários