3 de agosto de 2017

IFMA prorroga inscrições para cursos a distancia

Há 100 vagas para o município de Imperatriz, distribuídas entres os cursos Técnico em Hospedagem e Técnico em Lazer. As vagas são ofertadas pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA) para estudantes matriculados no 1º ou 2º anos do ensino médio da rede pública estadual, com idade entre 15 e 19 anos. As vagas serão preenchidas pela ordem de inscrição até atingir o quantitativo de vagas disponíveis, com base na análise do perfil do estudante, sem realização de provas. Em todo o estado são oferecidas4.500 vagas.


De acordo com o gestor de Programas Especiais do Centro de Referências em Tecnologias do IFMA, Valdir Mariano de Souza, o novo prazo foi definido pela Secretaria Estadual de Educação, órgão responsável pela pré-matrícula. “Essa foi a forma que a secretaria encontrou de ampliar as oportunidades aos estudantes”, explicou. “Com a nova data, os alunos da rede estadual já terão retornado das férias escolares e haverá melhores condições de divulgação dos cursos nas unidades”, completou.


Inscrições

As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, nos sites da Secretaria Estadual de Educação (http://www.educacao.ma.gov.br/) ou no do IFMA (www.ifma.edu.br).

Os estudantes devem se inscrever em uma única opção de curso e utilizar o código SIAEP, que todo aluno da rede pública possui. Também deve ter o seu registro de CPF. Após a seleção efetuada pela Secretaria Estadual de Educação, os estudantes pré-matriculados receberão uma carta de encaminhamento (documento a ser emitido pelo Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica – Sistec), via e-mail, na qual constarão os prazos e as informações para a confirmação de sua matrícula. Eles devem ficar atento à chamada para comparecerem ao Campus IFMA Imperatriz e apresentarem a documentação exigida, como carteira de identidade, certidão de nascimento, histórico do ensino fundamental, CPF e comprovante de residência.

Cursos

Os cursos são ofertados no âmbito do Programa MedioTecEaD do Ministério da Educação – uma ação do Pronatec que ocorre paralelamente à reforma do ensino médio e que tem, entre seus propósitos, a formação técnica e profissional como mais uma alternativa para o jovem.

Eles foram definidos pelo Ministério da Educação (MEC) e tem como base um mapeamento de empregabilidade a longo prazo efetuado por outros ministérios. Segundo o MEC, foram consideradas as características e potencialidades dos mercados locais em todo o país.

As aulas têm previsão para se iniciar em 14 de agosto. Os cursos têm carga horária de 800 horas e previsão de conclusão em um ano e meio. Os cursos terão oitenta por cento da carga horária realizada a distância e 20% na forma presencial.  O estudante receberá duas diplomações, mas somente receberá o diploma o ensino técnico após a conclusão do ensino médio.





Comentários
0 Comentários