7 de maio de 2007

OIT apresentará relatório sobre discriminação do trabalho

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) apresentará na próxima quinta-feira (10), um novo relatório que trata sobre as formas de discriminação no mundo do trabalho. O estudo "A Igualdade no trabalho: Lidando com os desafios" mostrará novas formas de discriminação como tratamentos e procedimentos injustos ao se contratar jovens, pessoas portadoras de deficiência ou portadoras do HIV/Aids ou, ainda, as formas de preconceito ligadas à orientação sexual dos trabalhadores.
Outro ponto do estudo é destinado aos novos desafios específicos, mas que devem ser enfrentados. Cita caso de trabalhadores que, por ventura, apresentem algum tipo pré-disposição genética e podem desenvolver alguma doença, ou daqueles que têm hábitos pouco saudáveis, como o uso do cigarro ou a obesidade.

Além destes novos tópicos, a OIT destaca que as formas consideradas tradicionais de discriminação permanecem. Apesar de alguns esforços, a discriminação no trabalho por gênero, raça, idade e origem social continuam freqüentes no ambiente laboral.

O primeiro relatório da OIT sobre essa temática foi lançado em 2003. "A hora da igualdade no trabalho" salientava que todas as formas de discriminação são caminhos nocivos que "desperdiçam recursos e talentos humanos".

Entre algumas de suas conclusões, afirma que o fracasso da erradicação da discriminação perpetua a pobreza, uma vez que as principais vítimas estão numa faixa financeira menos favorecida economicamente, além de ser mais acentuada entre as mulheres. "A eliminação da discriminação é indispensável para qualquer estratégia viável que busque a redução da pobreza e o desenvolvimento economicamente sustentável", concluía o primeiro informe.
FONTE : ADITAL
Comentários
0 Comentários