29 de novembro de 2007

TV digital: Entenda como funciona e o que vai melhorar



Melhora no som, qualidade da imagem e enquadramento. Essas são as principais novidades do novo modelo de transmissão digital da TV no Brasil. Apesar de a grande maioria ainda não ter acesso aos aparelhos conversores do analógico para o digital, a estréia acontecerá no dia 2, inicialmente para a cidade de São Paulo. O presidente Lula fará um pronunciamento nacional, às 20h30, para abrir formalmente a nova era na telinha. Deverá durar aproximadamente 12 minutos. Após o discurso, as redes começam a transmitir de forma oficial o conteúdo em alta definição. A maioria delas atuava em sistema de testes.

A Bandeirantes já havia gravado digitalmente a novela "Dance, Dance, Dance". Neste domingo, a emissora começará as transmissões com o futebol, em jogo pelo Campeonato Brasileiro às 15h30. Após a cerimônia com Lula, a rede exibe parte do programa Raul Gil e show do cantor italiano Andréa Boecelli. Na segunda-feira, o jornalismo também adere à novidade, com destaque para o "Jornal da Band". O noticiário terá um novo cenário, de acordo com a demanda de qualidade da alta definição.

A Globo vai estrear novo quadro e cenários e o "Fantástico" será a primeira atração oficial em digital. Assim como a Band, a emissora já havia gravado novela em alta definição. De início, a expansão do novo formato deve atingir transmissão de futebol e filmes.

Na TV Record, a programação será o filme "Garfield" às 22 horas no "Tela Máxima". A Rede TV! vai entrar na digitalização com o programa "Pânico na TV", um dos melhores índices de audiência da casa.

Por fim, o SBT também vai apostar em filme. Vai exibir "Alexandre O Grande", com duração prevista de 3 horas.

Mais sobre a TV digital:

A TV digital é a nova tecnologia de televisão que, ao longo dos próximos anos, substituirá a atual televisão analógica. Com a TV digital, o telespectador vai ter em casa uma imagem perfeita e de alta definição (HDTV), com até cinco vezes a resolução atual, e som com qualidade de CD. A HDTV consiste num formato de vídeo com nitidez de imagem muito maior que a atual, contendo mais que o dobro de linhas existentes nos padrões.
Comentários
0 Comentários