2 de novembro de 2009

Em amarante DNJ alerta para o extermínio da juventude


Por Josafá Ramalho
O alto índice de violência praticado contra a juventude motivou jovens do país inteiro a se mobilizarem numa marcha contra a violência, como propunha o lema do Dia Nacional da Juventude de 2009 – DNJ.
Na diocese de Imperatriz as celebrações do DNJ aconteceram em Amarante, onde 03 mil pessoas se reuniram em um encontro que começou na noite de sábado, 31 e se estendeu até as 11Hs da manhã do domingo, 01 de novembro.
No pátio da igreja matriz de Amarante, representantes das 26 paróquias da diocese fizeram do palco o ponto de partida para um alerta sobre os riscos que adolescentes e jovens correm diariamente nos grandes centros e em pequenas cidades, que mesmo aparentemente pacatas, apresentam números de uma violência que cresce a cada dia.
Foi por meio do teatro, da musica e da oração que eles fizeram ecoar o apelo para que o poder público faça investimentos em segurança e educação.
Ao amanhecer do domingo, o bispo de Imperatriz, dom Gilberto Pastana, presidiu a celebração de uma missa, e lembrou, durante a homilia, que os as drogas lícitas e não lícitas “estão fazendo com os jovens percam a esperança, percam o rumo da vida, e vivam sem qualquer ideal, sem perspectiva”.
O bispo alertou a todos para os perigos do álcool que começa com um copo de cerveja e domina os desejos e a vida de quem poderia ser, e ter algo melhor no futuro.
Para o coordenador diocesano da Pastoral da Juventude, Vandinaldo Andrade, o DNJ cumpriu o seu papel como espaço para o debate e o fortalecimento espiritual. Do alto de um trio elétrico o jovem coordenador disse que é preciso que cada grupo trabalhe nas suas bases para que a juventude não se perca na estrada.
A DNJ de Amarante terminou com uma longa caminhada pelas ruas e avenidas de Amarante.
Dois representantes da diocese de Viana, Iane Salazar e Mauro Sérgio, participaram das celebrações do Dia Nacional da Juventude na Diocese de Imperatriz
Comentários
0 Comentários