24 de novembro de 2009

Organizações de João Lisboa realizam blitz educativa de combate a violência contra a mulher

Texto: Ascom/ CMDCA

O Dia Internacional da Não violência contra a Mulher foi estabelecida no Primeiro Encontro Feminista Latino-americano e do Caribe realizado em Bogotá, Colômbia, em 1981, em homenagem às irmãs Mirabal.,as Las Mariposas, como eram conhecidas as irmãs Mirabal – Patria, Minerva e Maria Teresa – foram brutalmente assassinadas pelo ditador Trujillo em 25 de novembro de 1960 na República Dominicana.

Diante desse quadro triste que a mulher é submetida que desde 2006 a CE Henrique La Roque em parceria com o Fórum DCA,SINTEEJOL,APAE,Polícia Militar(Cavalaria) promove reflexões e campanhas de enfrentamento da violência contra a criança e o adolescente,mas recentemente sobre a mulher.

Em consonância com as definição da Convenção de Belém do Pará (Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência Contra a Mulher, adotada pela OEA em 1994), a violência contra a mulher é “qualquer ato ou conduta baseada no gênero, que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, tanto na esfera pública como na esfera privada”.acreditamos que a sociedade não pode mais ficar calada,precisamos sair dessa apatia social,para uma ação mais eficaz,e vemos a escola como o local apropriado para essas reflexões e ações.

A Conferência das Nações Unidas sobre Direitos Humanos (Viena, 1993) reconheceu formalmente a violência contra as mulheres como uma violação aos direitos humanos. Desde então, os governos dos países-membros da ONU e as organizações da sociedade civil têm trabalhado para a eliminação desse tipo de violência, que já é reconhecido também como um grave problema de saúde pública.

Mas será que em nossos municípios, existem políticas para a erradicação da violência contra a mulher? Se nem o básico de saúde muitas vezes na está disponível? Dados colocam o Maranhão como o 16ª em violência contra a mulher, segundo os órgãos ligados ao atendimento da mulher. Há um pacote de violências contra a mulher, e Escola La Roque e Parceiros queremos causar essa inquietação na comunidade, para que possam reagir a esse mal, que assola as mulheres, por isso você está convidado para participar conosco da blitz educativa. Faça valer a Lei, denuncie!

Dia 25(quarta feira), a partir da 8:00 da manhã em frente à Escola La Roque, venha e traga a sua bandeira branca.,Porque onde tem violência todo mundo perde e sofre.
Comentários
0 Comentários