26 de fevereiro de 2011

Para Dom Gilberto, Irmã Neves foi uma luz na Diocese de Imperatriz


Por Josafá Ramalho

O bispo de Imperatriz, e presidente do Regional Nordeste V, Dom Gilberto Pastana lamentou a morte da Irmã Maria Neves. Ela tinha 86 anos e morreu em Porto Alegre no Rio Grande do Sul, vitima de insuficiência renal , na quinta-feira.
Irmã Neves, como era conhecida pelos padres, leigos, religiosos e religiosas, chegou em Imperatriz em 1973 quando se integrou na pastoral da Mulher Marginalizada e na pastoral Carcerária.
Dedicada aos pobres e excluídos da sociedade, Irmã Neves sempre destacava o valor individual de cada pessoa, e dizia que apesar dos problemas, tudo se resolvia com fé.
Para Dom Gilberto, Irmã Neves “ foi uma luz na diocese de Imperatriz”, ajudando a evangelizar sempre com ardor.
Entre as irmãs terezianas, congregação da qual ela fazia parte, irmã Neves vai deixar saudades, e será sempre lembrada pela forma tão dedicada de se envolver na vida da igreja.
O corpo de Irmã Neves será sepultado em Porto alegre.
Saiba mais:
Ir. Maria de Las Nieves Fernández Casalis, nasceu em 26 de março de 1924, na cidade de Oviedo, Espanha. Entrou na Companhia de Santa Teresa de Jesus, no dia 15 de outubro de 1943. Chegou no Brasil em 1966, veio para casa de Noviciado em Porto Alegre, como mestra de noviça. Em 1971, voltou para Espanha, onde permaneceu por dois anos, retornando para o Brasil em 1973, desta vez vindo para Imperatriz. Sua primeira residência foi na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, onde exerceu sua missão apostólica, com a Juventude, Educação Escolar, Catequese, Amigos de Jesus, Pastoral da Educação Religiosa, Pastoral da Mulher Marginalizada dentre outras. Em 1984 foi transferida para o Rio de Janeiro, trabalhando na Favela do Caju. De novo, retorna a Imperatriz em 1987, para a casa de Formação Santo Enrique de Ossó, Paróquia Cristo Salvador, onde deu continuidade ao seu trabalho apostólico, incluindo a Pastoral Carcerária dentre outras atividades. Em 1991 foi transferida para Porto Alegre, retornando para Imperatriz em 04 de fevereiro de 1998, onde por aqui ficou até o dia 01 de fevereiro de 2008, período em que ficou doente. Precisando de cuidados especiais, foi transferida para a Casa Provincial, na cidade de Porto Alegre - Rio Grande do Sul, onde veio a falecer no dia 24 de fevereiro de 2011, às 11h30. Ir.
Comentários
1 Comentários