18 de maio de 2008

Povo Indígena Xukuru realiza Assembléia em Pernambuco

Fonte: Adital
Cerca de dois mil índios da etnia Xukuru, além de líderes indígenas de diversas regiões do País e representantes de governos, Ministério Público e do poder legislativo, participam a partir de amanhã (17) da 8ª Assembléia do Povo Indígena Xukuru, que tem como tema "10 anos sem Xicão e a perseguição continua".
O encontro acontece na Aldeia Pedra d´Água, em Pesqueira, Agreste de Pernambuco. A Aldeia Pedra d´Água é o local da mata e terreiro sagrado, onde está a Pedra do Rei do Ororubá. Nela, foi realizada a primeira retomada das terras indígenas deste povo indígena, em 1986.

Pela primeira vez, a Assembléia Xukuru contará com a participação de representantes dos poderes públicos convidados. O objetivo é promover e ampliar a discussão sobre questões referentes à política indigenista brasileira, como o Projeto de Lei do Estatuto dos Povos Indígenas e a criação do Conselho Nacional de Política Indigenista; e o contínuo processo de criminalização do movimento indígena.

Além de cerca de dois mil índios Xukuru, participaram lideranças indígenas de outras regiões do País; representantes do governo estadual e federal, Ministério Público e Poder Legislativo; jornalistas e acadêmicos. A programação ainda conta com ritual religioso, apresentações de toré (dança indígena), exibições de vídeos e de teatro.

Cobertura on line

O Centro de Cultura Luiz Freire, organização que apóia os processos de desenvolvimento local de povos indígenas e comunidades quilombolas, publicará cobertura completa do evento na sua página na Internet www.cclf.org.br em parceria com o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) - www.cimi.org.br.

A abertura do encontro lembrará o cacique Francisco Assis Araújo, conhecido como "Xicão", assassinado em 1998 a mando de fazendeiros da região devido ao processo de demarcação do Território Indígena Xukuru.
Comentários
0 Comentários